GRUPO DE PESQUISA

O grupo de pesquisa representa uma comunidade de pesquisa. Ou seja: é a organização de pesquisadores e estudantes em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento.
É possível reconhecer um grupo de pesquisa por diversos sinônimos: núcleos de estudo, grupos de trabalho, grupos de estudo, laboratórios de estudos, laboratórios de pesquisa.

De acordo com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), órgão regulamentador, Grupo de Pesquisa é um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou duas lideranças, onde há envolvimento com atividades de pesquisa, cujos trabalhos são realizados em linhas de pesquisa comuns e que, em algum grau, compartilham instalações e equipamentos.

Desse modo, o CNPq tem como objetivo fomentar a pesquisa científica e tecnológica, incentivar a formação de pesquisadores no Brasil e sistematizar os grupos de pesquisa no país.

Estes grupos proporcionam uma oportunidade incrível de conviver com outros estudantes e pesquisadores e desenvolver habilidades diferentes dos conhecimentos aprendidos em sala de aula. Sem contar que é uma chance de se aprofundar em temas que são do seu interesse.

GRUPO DE PESQUISA

FILTRO

arrow&v
arrow&v

Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento Uergs/CNPq

UERGS

NESA - Núcleo de Estudos em Saneamento Ambiental

UFRGS

Grupo de Modelagem e Análise de Sistemas de Potência (GMASP)

UFRGS

OUTROS PROJETOS